Leia mais: http://maiochristopher.webnode.com.br/products/efeito-neve-no-site-blog/

22 março, 2011

Poisson d’ Avril (Dia das mentiras)


Há muitas explicações para o facto de o 1 de Abril se ter transformado no dia das mentiras. Uma delas diz que a brincadeira surgiu em França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da Primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril.
Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano teria inicio em 1 de Abril. Os brincalhões passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.
Poisson d’avril é uma piada, ou uma farsa, que se faz aos conhecidos ou amigos e consiste em colar um peixe de papel na parte de trás daquele a quem se quer pregar a partida. "Poisson d’avril!" é também a exclamação que se pronuncia quando uma piada é descoberta, ou quando se quer avisar uma pessoa de que a história que está a ouvir é falsa.
Diz o povo que quem reage mal ao poisson que lhe é pendurado nas costas terá 10 anos de azar!
Francisca, 7ºC

0 comentários:

Enviar um comentário